Energia fotovoltaica

O que é energia fotovoltaica?

É o resultando da interação com os materiais semicondutores de uma célula fotovoltaica, onde no interior desta, tal efeito é responsável pela transformação de energia elétrica.

Esta eletricidade que vem do sol é chamada de fotovoltaica, devindo a duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica derivação del “volt”, unidade para medir potencial elétrico.

Vantagens

  • Retorno de investimento a médio prazo;
  • Vida útil de 25 a 30 anos;
  • Manutenção mínima;
  • Não exige área fisica dedicada;
  • Fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maio demanda (ex.: o uso de ar condicionado e maior ao meio-dia no momento que há maior incidência solar, consequentemente, maior geração elétrica;
  • Rápida instalação.

Como funciona a energia fotovoltaica?

Os sistemas fotovoltaicos são formados por placas ou painéis que captam a luz solar e produzem corrente elétrica – são diferentes das placas de aquecimento solar, que apenas aquecem á água com o calor do Sol. A corrente elétrica produzida pela placa fotovoltaica é coletada e processada por um inversor eletrônico, que a transforma em energia apta a ser utilizada em todos eletrodomésticos, este processo pode ser utilizado para reduzir a conta de eletricidade e até tornar a consumidor totalmente independente em energia elétrica.

Construções conectadas a rede – On Grid ou Grid-tie

O sistema solar é interligado à rede elétrica de concessionária de energia e trabalha num sistema se crédito e débito (Resolução ANEEL 482/2012).

A energia Solar pode ser usada dia e noite, e reduz sua conta a tarifa mínima já no primeiro mês de funcionamento. Este é o tipo mais comum de instalação fotovoltaica, o qual, normalmente, substitui revestimentos arquitetônicos de edificações, como telhados e fachadas, ou se sobrepõe a estes. A energia gerada pode ser injetada na rede elétrica de nossas cidades.

Construções não conectadas a rede – Off Grig

São instaladas em áreas onde não possuem linha de energia disponível. Neste caso a energia fotovoltaica pode ser a única fonte de eletricidade, onde será necessário o uso de baterias para armazena-lá. Podem genar energia para apenas uma residência ou estar em miniredes para atender uma pequena comunidade

 

 

Solar PanelsSolar Panels on Roof